Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
Recursos de
Acessibilidade:  
Tecle Alt+1 : ir ao conteúdo Tecle Alt+2 : ir ao mapa do site Texto menor Texto maior Contraste                 
 
topo
Carlópolis, 12 de dezembro de 2017 | COMO CHEGAR ATÉ NÓS ATRAVES DE SUA LOCALIZAÇÃO:
Vereadores
JOSE MERHI MANSUR - PEN
LEGISLATURA 2.017/2.020

Presidente Atual
JOSE MERHI MANSUR
ADENILSON BENTO FERREIRA  - PVGERSON APARECIDO DOMICIANO - DEMHUMBERTO BENEDITO DOMINGUES - PDTIDENILSON BERNARDINO DA SILVA - PTB
JOAO APARECIDO DE CAMARGO  - PV
JORGE LUIS DAMIN - PSBSELMA PEREIRA DE LIMA  - PSCSILVANA BANIK ROCHA  - PSB
Contas Publicas
Contra cheque online
História do Município

Webline Sistemas

Paulistas vindos de São Vicente e Cananéia, em busca do ouro e pedras preciosas, lançam às margens do Rio Itararé, do Rio Paranapamena e de outros importantes cursos de água os fundamentos de povoados que se transformaram em centros urbanos. Carlópolis é um exemplo desse tipo de povoamento.

Até o ano de 1901, o Patrimônio era uma simples Freguesia do antigo Município de São José da Boa Vista, tendo sido elevado à categoria de Distrito Policial, pelo Decreto Estadual nº 290, de 17 de agosto de 1901, com a denominação de Jaboticabal.

No ano de 1907, o Distrito Policial de Jaboticabal apresenta notável progresso, com um comércio bem movimentado e importante parque industrial, destacando-se ferrarias, funilarias, ourivesarias, alambiques de aguardente de cana e diversos outros estabelecimentos industriais. A cultura do café também se constituiu numa das principais atividades econômicas da região.

Em 1907, foi criado o Município de Jaboticabal que, mais tarde, em virtude de resolução da Câmara Municipal, passou a denominar-se Carlópolis em homenagem ao tenente-coronel Carlos Cavalcanti de Albuquerque, na época exercendo o cargo de Presidente do Estado do Paraná.

Pela Lei Estadual nº 1943, de 20 de março de 1920, o governo do Estado, por decisão da Assembléia Legislativa ratificou a denominação de Carlópolis, dada pela Câmara Municipal, em substituição ao seu antigo nome de Jaboticabal.

O Município se desenvolveu graças à agricultura e teve um período de grande crescimento econômico, a partir do final da década de 40 até o início dos anos 70. A construção da Usina Hidrelétrica de Xavantes foi decisiva para uma mudança radical na sua economia. Um terço de sua área agrícola, equivalente a aproximadamente 6.000 alqueires paulistas, foram inundadas, provocando uma grande redução da população do Município e queda de 50% na produção.

Entretanto, o grande lago que apresenta paisagens belíssimas e praias artificiais, atraiu e atrai investimentos na área de lazer e náutica, apresentando ao longo dos anos um crescimento acentuado na área de construção civil e, principalmente, com o reconhecimento do Município com potencial turístico pela Embratur, a população mudou, não apenas comportamentos para bem receber os turistas, mas diversificou a produção agrícola, introduzindo no mercado, frutas de excelente qualidade, que despertou interesse nacional, sendo produto de exportação interna, como a goiaba especial de mesa, o caqui, a manga, a acerola,etc., estimulando a economia local

 

Formação Administrativa

 

Distrito Policial pelo Decreto Estadual nº290, de 17/08/1901.

Distrito criado com a denominação de Jaboticabal, pela lei municipal n.º 7, de 15­/04/1904, no município de São José da Boa Vista.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jaboticabal, por lei estadual n.º 713, de 02-04-1907, desmembrado de São José da Boa Vista. Sede no distrito de Jaboticabal. Constituído do distrito sede. Instalado em 13-07-1907.

Pelo decreto-lei estadual n.º 1943, de 20-03-1920, o município de Jaboticabal passou a denominar-se Carlópolis.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual n.º 4795, de 09-12-1963, é criado o distrito de Nova Brasília do Itararé e anexado ao município de Carlópolis.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Carlópolis e Nova Brasília do Itararé.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Alteração Toponímica Municipal: Jaboticabal para Carlópolis alterado, pelo decreto-lei estadual n.º 1943, de 20-03-1920.







melhor utilizado Firefox - Chrome - Ie9 ou superior
Notícia Legislação Propositura
Projeto de Lei
Projeto de Lei Complementar
Projeto de Decreto
Projeto de Resolução
Projeto de Emenda a LOM
Veto
Indicações
Requerimentos
Lei Ordinária
Lei Complementar
Resolução
Decreto Legislativo
Emenda a LOM
Lei da Câmara
Decreto Municipal
Próxima Sessão

Todas as Terças - Feiras

20:00 Horas

Local: Câmara Municipal de Carlópolis

Agenda de Eventos
Webmail
transmissão ao vivo
palavra do presidente
Galeria Multimídia
Galerias
logo webline
2017 © Todos os direitos reservados